segunda-feira, 1 de março de 2010

À COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA DA UPE

Por Ângelo Santos
aarsesefupeb@hotmail.com / (081) 87687247

A Associação Atlética Acadêmica da Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco constitui-se em sociedade civil para fins sociais, culturais e desportivos representando de acordo com tais finalidades, os desejos, anseios e perspectivas dos acadêmicos desta Escola.

Ao reconhecer o Desporto enquanto direito legalmente assegurado, os acadêmicos então participantes da equipe diretiva da entidade inserem-se no dever de elaborar e garantir os mecanismos necessários ao exercício pleno do mesmo por parte dos diversos setores da UPE mesmo considerando as limitações de sua representatividade e propondo, neste sentido, o fomento desportivo por uma via de maior alcance.

Para tanto, entendemos que o conjunto de ações a serem desenvolvidas no sentido de contemplar tais proposições não surtirá efeito sem que haja o devido diálogo entre as diversas forças representativas da UPE. Só assim poderemos identificar quais os caminhos a serem seguidos na direção do estabelecimento de uma Política de Esportes séria, competente, exeqüível e contextualizada segundo as necessidades de nossa Universidade. Em primeira instância, a Política de Esportes da UPE deve, obrigatoriamente, estar sintonizada com os anseios da maioria da comunidade que a compõe e com os objetivos próprios de uma Instituição de Ensino Superior que se propõe democrática, multicampi e alavancadora do desenvolvimento do Estado, sempre sintonizada com as necessidades do povo pernambucano.

Como se pode perceber, o cenário aqui colocado demonstra nitidamente o longo e árduo desafio a ser enfrentado objetivando tornar tais projeções fatos consumados, solidamente construídos e enraizados. Tal enfrentamento, além de se apresentar enquanto complicador da trajetória a ser vivenciada, é reconhecido pela Associação Atlética Acadêmica da ESEF – UPE e pelo Diretório Acadêmico da mesma Escola como um dos motivos pelos quais as entidades se colocam na obrigação de colaborar com a comunidade universitária durante esta empreitada.

Isso ocorre principalmente em consonância com as diretrizes contidas no Capítulo II “DAS FINALIDADES”, ART 2º, letras “a”, “b”, “d”, “e” e “f” do nosso estatuto social que coloca como algumas das finalidades da Entidade:

a) Promover e incentivar os desportos em geral, tendo em vista não somente o desenvolvimento físico, mas o cultivo da solidariedade e do espírito de disciplina e cooperação nas relações humanas.

b) Promover a aproximação dos seus associados, através de iniciativa de caráter recreativo, artístico e cultural.

d) Manter em condições de uso, a sede e as demais dependências destinadas à prática de seus objetivos sociais e esportivos.

e) Prestar, dentro de suas finalidades estatutárias, qualquer tipo de assistência aos seus associados.

f) colaborar no que couber e quando solicitada, com os vários setores administrativos da UPE, principalmente, os ligados à Diretoria da ESEF – UPE, visando à realização de eventos de natureza esportiva.

Diante do exposto, nos alinhamos em prontidão para estimular o debate acerca do Desporto Universitário ao mesmo tempo em que aproveitamos o ensejo para desejar a todos o necessário sucesso acadêmico durante o ano de 2010.

SAUDAÇÕES!

ÂNGELO DE ANDRADE RODRIGUES DOS SANTOS

Presidente da Associação Atlética Acadêmica da ESEF-UPE / Gestão 2008 – 2010

Nenhum comentário: